domingo, 28 de setembro de 2014

Nota de resposta sobre minha postagem de ética.


Devido a algumas reações negativas sobre meu último texto (veja aqui), venho aqui para esclarecer algumas das coisas que mais se destacaram.

Primeiramente, antes de tudo, quero me desculpar pois sei que alguns se sentiram ofendidos com meu texto, mas embora possa parecer mentira, eu afirmo que o meu objetivo nunca foi ofender ninguém e que isso me deixa tão triste quanto vocês ficaram. Também quero esclarecer aqui que meu texto não foi dirigido para ninguém em especial e nem nenhuma turma. Usei exemplos que vivenciei para expor minhas ideias e infelizmente, por conta disto, o texto pode ter parecido uma grande indireta, coisa que afirmo que não foi, pois o meu objetivo era atingir uma rede muito maior de pessoas como estudantes de todo o país, ou no mínimo, próximos a mim, coisa que minimamente consegui com orgulho.

Tais confusões eu atribuo mais a mim do que a qualquer outro, pois como disse no final do outro texto, não o revisei. Coisa que tentarei evitar neste. Aproveito aqui também para dizer que não minimizo de maneira alguma a visita que seria realizada, só escolhi mal algumas palavras.

Também aproveito para dizer que não pretendo mudar o que já foi elegido. Participei da reunião, votei, e aceitei a opinião da maioria, só o que fiz em meu blog foi expor opiniões.

Também entendo aqui que algumas palavras foram duras e o texto foi forte, e talvez justamente por isso tenha ofendido. Digo que eu, de fato, quis fazer um texto mais forte para "chacoalhar" as pessoas. Contudo, justamente por não ter revisado, talvez tenha escolhido mal as palavras. Mas meu objetivo, repito, não foi ofender ninguém, e sim fazer refletir para mudar atitudes.

Além disso, gostaria de lembrar que muito foi dito em meu texto, mas que somente uma pequena parte dele foi comentada negativamente. Gostaria de lembrar que tal parte, como foi escrito logo no começo, não deveria receber tanto atenção. Entretanto, visto o local em que meu texto acabou sendo compartilhado, foi natural se agarrarem a tal parte e, consequentemente, acharem que foi algo pessoal. Quero lembrar novamente que nada foi pessoal.

Agora gostaria de comentar sobre algumas reações que percebi durante o texto. Devo dizer aqui que acredito que muitas coisas foram ditas sob o estado de estresse e que talvez vocês, assim como eu, possam ter escolhido as palavras erradas. Mas de qualquer maneiro desejo me defender sobre alguns assuntos.

Alguns argumentaram que é muito fácil escrever um texto em um lugar que ninguém vê ao invés de falar onde todos ouvem, Eu digo que meu texto foi muito mais visto em meu blog do que em qualquer ambiente fechado e que meu objetivo, novamente, era atingir um público mais amplo do que o que está reclamando. Também aproveito aqui esse gancho para agradecer a todas as pessoas que me elogiaram (que também merecem atenção, afinal, foram muito mais das que criticaram negativamente) e me disseram o quão corajoso é preciso ser para escrever algo assim em público. Eu acredito que era preciso.

Algumas outras pessoas argumentaram também que eu não trabalhei na semana e chegaram a falar que eu só passei slides. Bem, desculpe por isso e para evitar futuros problemas sobre qualquer incapacidade minha, eu digo desde já que nas próximas vezes eu evitarei de me colocar a dispor de ajudar para que ninguém confie em mim com qualquer tarefa. Também quero aproveitar para dizer que outros disseram que minhas opiniões tem que ser dita em frente a todos, mas me parece com esse comentário, que a opinião de vocês sobre mim também não foi muito bem esclarecida. Aproveito para abrir outra reflexão, afinal, muitos devem saber que já faz parte de minha cultura não falar muito, mas quando opino sobre algo me sinto repreendido. 

Também quero lembrar que tenho uma cultura diferente a de vocês. Sou mais quieto e utilizo o computador com muito mais frequência que a maioria das pessoas. De fato, o computador é tão parte de mim e da minha vida, que até meu TCC é sobre ele. 

Mas, como disse anteriormente, as pessoas que me elogiaram também merecem espaço aqui, afinal estas foram mais numerosas que aquelas. Gostaria de agradecer a quem achou o texto reflexivo para suas práticas, a quem me elogiou pela coragem, a quem me está dando forças para continuar com meus projetos, e a tantos outros, pois como todos sabem, criticas negativas afetam mais que as positivas. E gostaria de agradecer especialmente aqui uma pessoa que admiro muito e é muito influente para tantos, e justamente por isso é foi muito satisfatório ver seu comentário tão positivo sobre meu texto. Não direi aqui quem é para não falar nomes, mas para que você saiba que estou falando de você, diremos que seu sinal em Libras é de uma pessoa louca, e não de uma que tem cabelos cacheados.

Por fim, quero dizer que não me arrependo de nada do que disse, e quero lembrar novamente que nada foi pessoal. Este não é um assunto para sair daqui e se tentarem comentar sobre isso comigo em outro lugar me reservo ao direito de não responder. Este não é um assunto pessoal de ninguém e não vou torna-lo.


Espero que tenha esclarecido. Até mais.
Herbherth.


Nenhum comentário:

Postar um comentário